terça-feira, 12 de maio de 2009

turismo de aventura: uma alternativa de desenvolvimento
















Hoje em dia, as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a qualidade de vida, por isso muitas delas procuram ter proximidade maior com a natureza e seus requisitos naturais, muitos turistas estão deixando de escolher apenas lugares que incluem praia e serra para conhecerem também roteiros que reuni a natureza com esporte.
Desde modo pode ser notado que o panorama atual do turismo nacional vem sofrendo uma mudança gradativa, e uns dos fatores que contribuem para esse crescimento, é o turismo de aventura, tornando se uns dos seguimentos que mais cresce no mundo, cerca de 10% ao ano, segundo a organização mundial do turismo, e os países mais responsáveis por esse acontecimento são a África e a Nova Zelândia. No Brasil o potencial de turismo de aventura é inesgotável por causa de suas belezas naturais, como, praias, montanha cachoeira, rios, entre outros. É uma opção a mais para praticar com toda a família, agregando passeio, adrenalina, atividade físicas e visuais que fascinam qualquer pessoa.
O turismo de aventura acompanha o ecoturismo, é uma idéia que veio agregar as necessidades das pessoas que cultua fazer atividades em lugares cercado da natureza junto com a preservação do meio natural. O intuito é conciliar meio ambiente, esportes de aventuras mais lazer com objetivo de conscientizar a população, diminuir o impacto ambiental e levar divertimento com qualidade aos amantes dos esportes radicais.
Umas das cidades pioneiras em conciliar ecoturismo com turismo de aventura é o município de Brotas, que fica localizada na região noroeste de são Paulo, cerca de 240k da capital, com uma privilegiada situação geográfica e rodeada de recursos naturais, tendo uma vista maravilhosa que pode ser apreciada de vários aspectos, Brotas vem se tornando um pólo respectivo dos esportes radicais e vem se destacando entre outros países, ganhando a preferência dos turistas.
Brotas abriga várias nascentes e rios encachoeirados, que cortam vales e encostas; concentra uma enormidade de atrativos turísticos, na sua maioria hídrica. Além disso, o turismo de aventura tem a vantagem de ser atraente o ano todo, pois o clima brasileiro é ameno e o inverno não é rigoroso. Existem esportes de natureza para todos os climas. Arvorismo para o inverno, rafting para o verão e trekking para qualquer tempo, são atividades consideradas sadias para todas as idades.

Luciana Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário