terça-feira, 26 de maio de 2009

Rafting e Canyoning em Brotas

Para quem deseja fazer um agradável passeio, recuperar as energias e desenferrujar o corpo, vale a pena visitar a cidade de Brotas. Localizada a cerca de 250 Km da capital paulista, a cidade é referência em turismo de aventura e abriga em suas serras várias nascentes e rios que formam cachoeiras, cortando vales e encostas, concentrando uma enormidade de atratívos turísticos, na sua maioria hídricos, como represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes.
A região de natureza exuberante conta com vários produtos e serviços turísticos, garantindo que a região reine no turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural. Com isso a cidade se torna referência para a prática de esportes de aventura como o rafting, bóia-cross, canyoning, arvorismo, entre outros. Os amantes de cachoeiras não podem deixar de visitar o sítio das 7 quedas, onde os visitantes podem encontrar a queda de Quatis de 44m acabando em uma piscina natural, que pode ser considerada um das mais belas. Encontramos tambem as quedas de Bela Vista (25m), Coqueiros (18m) e Macacos (35m).
Para ver a narureza de perto e sentir a força e a anergia dessas águas, a prática do rafting é a melhor opção. A descida de rio, passando por corredeiras e quedas de até 3m se dá em botes infláveis com capacidade para até 8 pessoas, sendo 7 aventureiros e 1 instrutor. Os equipamentos obrigatórios são: remo, colete e capacete. Em dias de frio jaquetas podem ser fornecidas. Antes do passeio há uma instrução preparatória que orienta os turistas sobre a pratica esportiva.

Depois é só optar por uma das variações desse passeio, pois no Alto do Rio Jacaré Pepira há um trecho mais calmo onde o nível é considerado classe 1 e 2. A descida é mais tranquila e dura cerca de 1 hora. Os mais corajosos e experientes em esportes de aventura podem se aventurar no trecho mais agitado do rio, conhecido como Baixo do Rio Jacaré, em passeios que duram cerca de 2 horas e meia. Esse passeio tambem conta com a opção noturna, mas é só para as noites de lua cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário