domingo, 3 de maio de 2009

O desenvolvimento da cidade de Brotas através do turismo de aventura



Brotas tem atrativos naturais que fazem o grande diferencial, sendo privilegiada por uma estratégica posição geográfica com muita riqueza e beleza. É conhecida internacionalmente por ter se especializado no ecoturismo, sustentabilidade da natureza junto com o entretenimento dos esportes de aventura, apesar de que historicamente tenha se desenvolvido pela plantação cafeeira. Seu potencial econômico nos dias de hoje é através da agricultura e pecuária.
O desenvolvimento turístico de Brotas deu-se à partir de uma brincadeira entre moradores que propunha a utilização de uma bóia para a descida da nascente do rio Jacaré Pepira até o seu destino final. Essa brincadeira tornou-se popular à medida que cada vez mais pessoas iam até este local para se divertirem. Surgindo à primeira forma de esporte de aventura da cidade de Brotas, que hoje é conhecida como bóia-cross.
Naquela época eles não tinham a idéia de transformar uma simples brincadeira em algo que poderia ser comercializado gerando fins lucrativos, mas estas pequenas manifestações esportivas foram tomando proporções imensas e aos poucos foram ganhando espaço e aprimorando as modalidades, buscando mais tipos de esportes que poderiam ser realizados e adequados para essa área, deste modo, pode se dizer que após muitos anos estagnada, a cidade de Brotas vêm assumindo um novo caminho que desencadeia para o ecoturismo nacional.
O principal gesto que marcou essa nova tendência ocorreu em 1994 quando se criou uma diretoria de turismo que regularizava e fazia trabalhos isolados que visava o turismo, porque vinham pessoas de todas as regiões para usufruir dos atrativos naturais da cidade.
No decorrer dos últimos quinze anos, o turismo veio agregando a economia a possibilidade do consumo e o acesso turístico. Tal possibilidade resultou na abertura de novos estabelecimentos, agências de turismo, lojas de artesanato, transporte, alimentação, entre outros. No entanto, este crescimento serve como complementação de renda, já que o principal meio de arrecadação vem do imposto arrecadado pelo serviço do setor agropecuário.
A conseqüência da valorização do meio urbano deve-se as atividades turísticas feitas no meio rural, praticadas em cachoeiras, rios e trilhas, que induziu a valorização do uso, ocupação, prestígio além da produção agropecuária.
Essas repercussões fizeram de Brotas um município atrativo e um pólo receptivo aos praticantes de esportes de aventura, juntamente com o ecoturismo.Os brotenses vêem no turismo sustentável um sinônimo de qualidade de vida e o caminho para o crescimento econômico.

Luciana Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário