domingo, 31 de maio de 2009

Aventure-se no Rapel




Rapel é modalidade que vem ganhando espaço entre os praticantes de esportes radicais, também é conhecida como uma atividade de uso técnico que surgiu em 1979 , na França. A palavra rapel significa trazer e recuperar e foi criada quando algumas pessoas necessitaram de um meio alternativo para explorar cavernas que até então eram isoladas.
A atividade de rapel é feita por cordas ou cabo para transpor obstáculos de descida, pode ser praticados em cachoeiras, prédios, paredões, entre outros. Por se tratar de uma atividade de risco, é necessária a utilização de equipamentos especializados e de maior resistência, surgindo assim algumas empresas pioneiras em materiais de exploração. Os praticantes são obrigados a utilizarem materiais que garante sua segurança e o sucesso da descida, podendo fazer algumas manobras na cadeirinha utilizada ou até ficar de cabeça para baixo.
Essa pratica também é utilizada por bombeiros, forças armadas e ações táticas devido à facilidade que ela oferece para exercer quaisquer obstáculos. Começaram a praticar mais essa técnica nos finais de semana, à medida que as explorações e técnicas foram se popularizando, surgiram novas modalidades. O número de pessoas interessadas na modalidade aumentou muito graças a grande divulgação que o esporte tem conseguido junto à mídia
Na verdade há pouco tempo ele tornou-se uma modalidade de esporte, no Brasil surgiu há 15 anos, por causa de pessoas que utilizavam esses recursos para explorar grutas cachoeiras e cavidades naturais. O rapel pode ser praticado em qualquer local, desde que ofereça a segurança necessária e, esteja de acordo com o seu nível de habilidade e respeite o ambiente que nele será praticado, principalmente quando se diz a respeito da natureza.
Deve-se levar em conta a obrigatoriedade de um instrutor monitorando a atividade e a verificação dos equipamentos que será utilizado. Para exercer este esporte, serão necessários alguns equipamentos para garantir a segurança e o divertimento, são eles: mosquetões de aço, mosquetão de alumínio, fitas solteiras, cordas, luvas, capacete, freio 8 ou blocante e a cadeirinha.
Há varias formas de praticar o rapel, as dificuldades técnicas de cada ambiente exigem conhecimentos específicos das técnicas do rapel, tornando-os bem mais seguro e eficaz dependendo da situação. Basicamente três esportes utilizam o rapel: a escalada, a espeleologia e o canyoning.
Para você que quer exercer alguma atividade diferente e cheio de adrenalina, pode praticar rapel, mas lembre-se que deve ter conhecimentos prévios sobre o esporte a agir de forma segura e consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário