domingo, 31 de maio de 2009

Arvorismo - aventura indicada para todos


Essa modalidade de esporte, faz sucesso não só no Brasil, mas no mundo todo, seu objetivo é fazer com que o aventureiro atravesse percursos acrobáticos feitos através de pistas montadas próximas à copa das árvores com utilização de técnicas de rapel e tirolesa.
O arvorismo pode ser feito por crianças a pertir de doze anos e adultos de qualquer idade, o que precisa mesmo é muita disposição e coragem para superar os desafios propostos pelo circuito, quem pratica arvorismo conta com a segurança de estar sempre amarrado a cabos de aço, evitando qualquer risco e sempre com a supervisão de monitores treinados, além de um kit composto por uma cadeirinha, cabo de segurança, polia, mosquetão e capacete.
Existe dois tipos de arvorismo o contemplativo que tem o objetivo levar o praticante a contemplação da natureza caminhando por passarelas protegidas por redes, que ficam suspensas nas árvores e o arvorismo acrobático é o percurso onde os praticantes caminham sobre cabos, se penduram em redes e deslizam em tirolesas( cabo áereo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo).
As árvores utilizadas para a prática do arvorismo devem estar saudáveis, não apresentando dentro de seus troncos, fungos ou sinal de podridão, com esse intuito essa modalidade do esporte visa sem dúvida alguma a segurança dos praticantes envolvidos além de preservar e proteger as árvores.
O arvorismo é um esporte indicado para todos os amantes da natureza, devido seu contato tão próximo com belas paisagens que o país possui para a prática da modalidade. Como por exemplo: Brotas em São Paulo, Alto Paraíso de Goiás em Goiás, Rio de Janeiro capital, Balneário Camburiú em Santa Catarina entre outros.

Camila Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário