sábado, 30 de maio de 2009

Brasil: uma nova tendência econômica de turismo


O turismo em si é uma alternativa de crescimento para países em desenvolvimento. Foi um jeito que eles encontraram para que a economia tivesse um percentual a mais no rendimento bruto do país. O Brasil vem introduzindo neste cenário a partir de 1994 e esse quadro vem tendo um crescimento anual que tende a se expandir cada vez mais no território nacional.
Isso aconteceu quando a nossa moeda foi trocada pelo real e igualou com outras moedas tendo o mesmo valor. Anos depois teve uma queda, desvalorizando o dinheiro, foi quando turistas estrangeiros começaram a ver o nosso país como um lugar alternativo de entretenimento para visitar, pois com a depreciação da moeda, tornou se um lugar barato e de fácil acesso para os turistas.
Neste contexto, é valido dizer que o turismo tem um papel importante no desenvolvimento e crescimento da economia mundial, tendo uma participação grande no PIB (Produto Interno Bruto) de muitos países que obtiveram avanços favoráveis para o desenvolvimento, graças aos investimentos feitos na área do turismo.
Pensando dessa forma, representantes estaduais, mais alguns órgão voltados ao turismo, desenvolveram um turismo atrativo que pudesse conciliar cultura, entretenimento,praticas de esportes e lazer para descanso, onde pudessem explorar belezas naturais e ao mesmo tempo conscientizar as pessoas a cuidarem dos recursos naturais que hoje é conhecido como esportes de aventura
Também conhecido com turismo de aventura, essa pratica é uma aposta para obter mais crescimento e conseqüentemente rendimento para o país. No Brasil, isso acontece devido à aplicação e o investimento intensivo desse setor que garante ao país competir no mercado mundial oferecendo infra-estrutura e uma visão lúdica para os turistas.
O conceito estabelecido de turismo de aventura fundamenta-se em “aspectos que se referem à atividade turística e ao território em relação à motivação do turista, que pressupõem o respeito nas relações institucionais, de mercado, entre os praticantes e com o ambiente. Nesse contexto, define-se que Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo".
Com esse desenvolvimento do turismo estrangeiro no Brasil, o país começa a intensificar sua divulgação no exterior mostrando a sua cultura e riqueza patrimonial, aperfeiçoando suas atividades turísticas, passando a desenvolver projetos que visa o crescimento deste ramo, como o PNMT – (Programa Nacional de Municipalização do Turismo e o Programa Nacional do Ecoturismo) engajados na questão da qualidade de vida da população local,.
Muitas coisas podem ser utilizados para melhoria dos esportes de aventura, muitos pontos alternativos podem fazer parte do quadro de desenvolvimento , usando recursos existentes como rios, lagos, morros, serras,ou até mesmos prédios históricos ou pontos culturais da cidade visitada. Deste modo, alguns comércios serão beneficiados por essa tendência, podendo aprimorar mais os diversos tipos de turismo como artesanatos, gastronomia, entre outros. Perceba que há uma variedade de turismo embutidos no turismo de aventura, isso faz com que cresça a procura desse entretenimento.
Vejamos pelo lado mais visível, o aumento de empregados para saciar essa demanda, o crescimento do comercio regional, a valorização do espaço, melhoria do nível e da qualidade de vida que os moradores irão ganhar com todo esse desempenho.
"Por essas razões o turismo é muito valorizado por diversos países e, muitas vezes, desempenha um papel importante nas estratégias de desenvolvimento. O turismo é bastante promovido, e os seus representantes são cortejados pelos governos devido ao seu significativo potencial de sustentar o câmbio e os empregos locais".

Luciana Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário